Atenção, cuidado com o golpe da lista telefônica.

O golpe da lista telefônica está de volta, os comerciantes devem estar atentos para não serem enganados.

14 de fevereiro de 2017
Atenção, cuidado com o golpe da lista telefônica.

Como funciona o golpe

Ligações em nome de empresas de lista telefônica ligam para as empresas e informam que é necessário que a empresa renove seu cadastro com as mesmas, e neste momento obtêm as informações cadastrais como endereço, CNPJ e razão social. Em geral, não pedem para falar com o proprietário ou responsável, mas com a pessoa que atendeu.

Depois disso, informam que trabalham com publicidade e propõem a inserção do nome da empresa, de forma totalmente gratuita, em listas telefônicas. De forma gentil e educada esclarecem todas as vantagens dessa contratação, já que a mesma não impõe qualquer ônus ao estabelecimento. Sequer permitem que o ouvinte pergunte ou questione algo. É a venda de impacto.

Impressionados com tal proposta, as pessoas se convencem de que é um ótimo negócio. O proponente solicita que esta negociação seja fechada naquele momento via fax, com o preenchimento dos dados cadastrais da empresa com o carimbo e que a pessoa assine a autorização e retorne este contrato (autorização de publicidade).

Eis o perigo: acreditando no que foi proposto pelo telefone, a pessoa recebe o fax, assina-o, carimba-o e encaminha-o de volta. Só depois percebe que a autorização impõe várias obrigações inclusive de pagamento por meio de boletos, pela prestação de serviços. Em geral, a empresa só percebe este golpe tempos depois, quando começa a receber os boletos para pagamento. E aí começa o constrangimento.

SENHORES LOJISTAS, FIQUEM ATENTOS COM ESSAS LIGAÇÕES, NÃO AUTORIZEM SEUS COLABORADORES A PASSAR INFORMAÇÕES CADASTRAIS E NEM ASSINAR ESSES DOCUMENTOS SEM PRÉVIA AUTORIZAÇÃO. EVITEM FUTUROS TRANSTORNOS.

Qualquer dúvida, entre em contato com a CDL para melhor orientarmos pelos telefones (74) 3641-3344 ou 3641-4467