Balanço e novas perspectivas para o futuro da CDL

O ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), Juniô Oliveira faz balanço da sua gestão nos últimos cinco anos e Livaldo Franklin, novo diretor presidente eleito, apresenta suas perspectivas –

31 de outubro de 2023
Balanço e novas perspectivas para o futuro da CDL

A CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas em Irecê elegeu no dia 20 de outubro, sua nova diretoria. Livaldo Franklin, fundador e diretor-presidente da Focco Distribuidora, foi eleito pelos associados por aclamação, o novo presidente da entidade.

Fundada em 14 de dezembro de 1984, a CDL de Irecê completa 40 anos em 2024. Em seu pronunciamento, Livaldo disse não ter a mesma experiência de presidentes que o antecederam, citando Marlon Ramos, Adalvo Martins e Juniô, como exemplos, mas se comprometeu com a CDL e seus associados em realizar uma gestão eficaz e eficiente.

À reportagem, Livaldo explanou como deverá conduzir a entidade sob sua liderança. “Vamos propor um calendário de reuniões, um calendário de eventos. A CDL tem muita ação que pode ser acrescentada em seu portifólio. Queremos mostrar aos associados que ele não pode ser alheio aos serviços que a entidade presta. Além de continuarmos competitivos, entregando serviços de qualidade”, ressaltou.

O novo presidente eleito também quer reunir a experiência dos ex-dirigentes para aperfeiçoar sua gestão. “Pretendemos fazer uma reunião com todos os ex-presidentes para que cada um fale da sua gestão frente à CDL. A partir daí, queremos absorver estes feitos e aperfeiçoá-los em nossa gestão”, disse. 

Atuando como Gerente Executivo desde 2006, quando sucedeu Pedro Sodré na função, Roberto Alves conta à reportagem que os últimos 5 tesoureiros da CDL se tornaram presidentes, mas esta não é uma regra. “Por ser o cargo mais próximo do presidente e o que trabalha diretamente com a presidência, este é um caminho natural”, disse. “Por ser uma entidade do 3º setor, nem todo comércio faz parte da CDL, e a adesão é livre e voluntária. Todo associado que estiver com suas obrigações em dia, pode se candidatar e votar para eleger a diretoria”, ressalta. 

A Casa do Comércio foi inaugurada em 2011 na gestão de Adalvo Martins. Juniô foi eleito para o biênio 2018 a 2020, sucedendo Marlon Ramos. Na eleição para escolha da diretoria seguinte, houve mudança estatutária. A condução da CDL então, passou de 2 para 3 anos. Neste período, Juniô foi reconduzido para o triênio 2020 – 2023. No dia 14 de dezembro, ele passa o bastão para Livaldo Franklin.

 

Em entrevista à reportagem Juniô fez um balanço dos 5 anos em que ficou à frente da instituição. “Esse mandato foi pautado com o objetivo de promover melhorarias na entidade, do ponto de vista do crescimento de associados e prestar bons serviços aos mesmos”, disse.

Juniô também comentou sobre a Casa do Comércio e o turbulento período da pandemia da Covid-19. “Em relação à Casa do Comércio, que foi o maior objetivo da nossa gestão, trabalhamos para que ela viesse a ser realmente ocupada em sua totalidade. Porque a gente estava com um galpão ocupado, o auditório ainda um pouco incipiente, subaproveitado. Então, nesse tempo, a gente conseguiu atrair um investidor que foi seu Ednaldo da empresa Eldorado Cinemas, onde ele fez o cinema, depois veio Pedro Sodré que fez o Play Bar ao lado”, pontuou.

“No meio do caminho tivemos a pandemia e ela colaborou com o atraso na inauguração desses dois negócios. Avalio que tivemos um papel muito importante durante o período da pandemia junto ao poder público local, encontrar uma maneira em que a entidade, nossos associados, os lojistas da nossa cidade não fossem tão prejudicados pelas decisões dos governos na pandemia”, disse.

“Os governos queriam muito só fechar as lojas e tava todo mundo com medo, mas a gente teve uma abertura muito boa com o Prefeito Elmo Vaz e isso ajudou bastante pra gente conseguir administrar de uma maneira legal para que as lojas não fossem fechadas”, ponderou. “Acabou a Pandemia, e nesse tempo inauguramos o cinema, que é um sucesso, do ponto de vista de um entretenimento pra cidade e pra região, o Playbar tá funcionando e conseguimos realizar o Festival da Primavera que já está em sua 3ª edição. Queremos agora, finalizar o auditório e buscar integrar cada vez mais as outras entidades à Casa do Comércio”, finalizou.

 

(*) Por Juliano Carmo, jornalista multimeio

OUTRAS NOTÍCIAS
EVENTOS

Sistema CNDL

Sistema CNDL