CDL apoia manifesto em prol da inauguração do Projeto Baixio de Irecê

Durante protesto, a CDL juntamente com os produtores rurais cobram entrega de área irrigada do Baixio de Irecê

7 de março de 2018
CDL  apoia manifesto em prol da inauguração do Projeto Baixio de Irecê

Na manhã desta segunda-feira (05), o presidente da CDL Irecê, João Marlon e o Diretor Consultivo Antônio Gazola estiveram apoiando a manifestação pacifica que ocorreu na cidade de Irecê, onde cerca de 100 produtores rurais da região ocuparam a sede da Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba, e em protesto pelas principais ruas da cidade, contestaram a demora na entrega do perímetro irrigado do Baixio de Irecê.

O produtor do grupo Irriga Bahia e coordenador do movimento, Mário César, disse que tem uma área no Baixio de Irecê. “Estamos parados há dois anos (sic), nós viemos para cá hoje com o intuito de produzir. A Codevasf está praticamente sem dinheiro para tocar as obras. Vai dinheiro pra Pernambuco, ‘Salitre’ e para outros projetos, mas para cá não vem recurso”.

De acordo com Mário, um dos pedidos é que o Ministério da Integração destine recursos para construir estradas para escoamento da produção e para melhorar as estradas de cesso ao Baixio, que estão intransitáveis. “A forma como foi desenhado esse projeto foi antes da alteração da “Lei de Irrigação”, o que não permite aos agricultores de terem acesso à créditos em instituições financeiras”, disse.

O presidente da CDL Irecê, João Marlon chamou a atenção para a geração de empregos para a região de Irecê. “Só na primeira etapa poderão ser gerados cerca de 5 mil empregos e aproximadamente 25 mil até o final. Por falta de trabalho, muitas pessoas estão indo embora daqui (sic), é uma região em que as pessoas migram muito.

 

Por outro lado, vejam o exemplo de Juazeiro e Petrolina (sic), hoje são cidades conhecidas mundialmente pela exportação de frutas de qualidade. “O Baixio de Irecê poderá fazer igual, ou melhor, (sic) é só boa vontade que está faltando”, completou Marlon.

O Baixio de Irecê compreende uma área de 59 mil hectares e interliga os municípios de Itaguaçu da Bahia e Xique-Xique.

Além de produtores, participaram da manifestação membros da ACI – Associação dos Irrigantes do Perímetro Irrigado do Baixio de Irecê, Câmara de Dirigentes Lojistas de Irecê (CDL), Sindicato dos Produtores Rurais da Região de Irecê (SINPRI), COPIRECÊ - Cooperativa agropecuária Mista regional de Irecê e do grupo Irriga Bahia.

 

Fonte: Blogbraga/Correspondente de Irecê-repórter Luciano Kastro

OUTRAS NOTÍCIAS
EVENTOS

Sistema CNDL

Sistema CNDL