Semana nacional do crédito disponibilizará R$ 9 bi às micro e pequenas empresas em outubro

13 de outubro de 2017

CNDL - O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira, anunciou nesta quarta-feira (4), em cerimônia no Palácio do Planalto, o lançamento da Semana Nacional do Crédito, realizada no mês de outubro, em datas diferentes, em todo o país. Durante o mês, sete instituições financeiras irão disponibilizar R$ 8 bilhões para novos empréstimos e R$ 1 bilhão para a renegociação de dívidas.

A medida foi anunciada na véspera do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, celebrado nesta quinta-feira (5). Segundo Marcos Pereira, os pequenos negócios têm sido protagonistas na retomada do crescimento do Brasil.

“Entre janeiro e agosto deste ano, as Pequenas e Médias Empresas criaram 327 mil vagas de empregos formais no país”, afirmou o ministro. “A sondagem conjuntural dos pequenos negócios feita pelo Sebrae, revela que mais de 20% dos pequenos empreendedores pretendem contratar nos próximos doze meses”, completou.

Em discurso, o presidente da República Michel Temer também destacou a atuação econômica e social do pequeno empresário na geração de empregos. “De pequenos eles não têm nada. São milhões de brasileiros que dedicam os seus recursos e a sua energia para a geração de empregos. Estes sim são campeões nacionais na geração de empregos”, afirmou Temer.

Portal do Empreendedor e Programa Instituição Amiga

Durante o evento, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços anunciou também melhorias no Portal do Empreendedor, que permitirá aos cidadãos de todo o Brasil a formalização como Microempreendedores Individuais (MEI) junto ao governo federal, e a ampliação do programa Instituição Amiga do Empreendedor.

“A partir de hoje, será possível a expansão nacional e adesão eletrônica de todas as instituições de ensino superior brasileiras que desejam fomentar o empreendedorismo local, além da orientação gratuita para tomada de crédito consciente e adequado às necessidades das MPEs”, destacou o ministro Marcos Pereira.

Participaram também da cerimônia o presidente do Senado Federal, Eunício Oliveira, o ministro da educação, Mendonça Filho, o ministro do desenvolvimento social e agrário, Osmar Terra, e o presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Guilherme Afif Domingos.